Prefeito Orlando Morando lança plataforma SBC em Libras, unindo tecnologia e inclusão


 

ABCD - 10/05/2024 - 19:15:53

 

Prefeito Orlando Morando lança plataforma SBC em Libras, unindo tecnologia e inclusão

Prefeito Orlando Morando lança plataforma SBC em Libras, unindo tecnologia e inclusão

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Referência, central irá auxiliar no atendimento da população surda; medida proporciona direito a acesso pleno dos serviços ofertados na cidade

Referência, central irá auxiliar no atendimento da população surda; medida proporciona direito a acesso pleno dos serviços ofertados na cidade


Aliando tecnologia e inclusão, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, lançou oficialmente nesta sexta-feira (10/5) nova plataforma digital chamada SBC em Libras, uma central inovadora de Libras (Língua Brasileira de Sinais), a primeira do Grande ABC, para auxiliar diretamente no atendimento da população surda aos mais diversos serviços ofertados no município, desde equipamentos de saúde, educação e segurança. O evento de apresentação do programa ocorreu no auditório da Pinacoteca Municipal.

Com a proposta de ampliar acessibilidade e cidadania da comunidade, o programa oferece tradução simultânea, em Libras, permitindo a comunicação com o público surdo no seu próprio idioma. O acesso se dá por meio de QR Code (link https://icom.app/QjMRO), via celular ou no computador. A partir deste acesso, um intérprete da central faz a intermediação da conversa entre o servidor e o surdo que estiver sendo atendido, fortalecendo a autonomia do público.

“Plataforma de extrema importância que proporciona comunicação plena nos serviços prestados no município. Me sinto honrado em iniciar a operação desta ferramenta, política pública efetiva pela inclusão, em respeito à diversidade. A tecnologia tem que ser usada, de fato, para melhorar a vida das pessoas. São Bernardo tinha essa dívida com a população surda e, agora, esse programa se torna realidade. E que a nossa cidade não seja exceção, para que todos possam estar integrados”, frisou o prefeito Orlando Morando.

O investimento se dá no valor de R$ 284,4 mil. A ação, coordenada pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, é ofertada por meio da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), organização gestora da plataforma denominada Icom, que garante o direito, aos surdos, de acesso aos serviços em São Bernardo. A medida já funciona com sucesso em São Paulo, Campinas, São José dos Campos e em estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Paciente que faz reabilitação auditiva no CER (Centro Especializado em Reabilitação) há um ano, Felipe Robbi Torres interagiu durante o evento com a nova ferramenta e rasgou elogios à iniciativa, pontuando que a medida rompe obstáculos. “Esse apoio é uma marca do município, que apresenta progresso e desenvolvimento, pensando no futuro. Encontrávamos barreiras. Desta forma, nos dá autonomia, até porque é difícil depender de outras pessoas. Acessibilidade é possível.”

Segundo o último levantamento do Censo, São Bernardo possui 37.282 moradores com deficiência auditiva e 8.538 com deficiência audita severa. O Brasil tem, atualmente, mais de 10 milhões de pessoas com algum grau de surdez.

DEMAIS AÇÕES – A Central de Libras se soma a outras iniciativas da Prefeitura voltadas ao público surdo. A Emebe (Escola Municipal de Educação Básica Especial) Neusa Bassetto, no Rudge Ramos, é referência na alfabetização de surdos no Grande ABC – diversos alunos da unidade compareceram ao evento. O equipamento foi recuperado em 2017 e, hoje, está inserido no Programa Educar Mais, com jornada escolar de 9 horas diárias. No total, a rede municipal de ensino conta com 87 alunos surdos ou com deficiência auditiva.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura também promoveu, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, a 1ª Feira Inclusiva da cidade, com oferta de vagas exclusivas de emprego e diversos serviços voltados ao público PCD, sob o lema “São Bernardo abraça o que torna a gente único”.

Desde 2022, a cidade ainda sedia o Projeto Sinais com atividades esportivas, culturais e de lazer. O evento, gratuito, é destinado ao público surdo do município, um dos pioneiros a firmar convênio vinculado ao Ministério do Esporte. As atividades ocorrem no Creeba, Centro Recreativo Esportivo Especial do bairro Assunção.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




São Bernardo homenageia equipe de voluntários que atuaram no Rio Grande do Sul


Zambelli e hacker viram réus no STF por invasão ao site do CNJ


STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht


STF reconhece prescrição de condenação de Dirceu na Lava Jato


Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país


Dorival chama mais 3 jogadores para seleção brasileira na Copa América