STF: relator vota por manter Zambelli ré em caso de arma de fogo


 

Politica - 17/11/2023 - 13:04:26

 

STF: relator vota por manter Zambelli ré em caso de arma de fogo

STF: relator vota por manter Zambelli ré em caso de arma de fogo

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Deputada é denunciada por porte ilegal de arma e constrangimento

Deputada é denunciada por porte ilegal de arma e constrangimento


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (17) por negar um recurso da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e manter a parlamentar como ré no processo sobre a perseguição, com arma de fogo em punho, a um homem nas ruas de São Paulo.

O caso aconteceu em outubro do ano passado, pouco antes do primeiro turno das eleições. A deputada foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. 

Em agosto, a maioria dos ministros do Supremo aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar. A defesa recorreu, insistindo, entre outros pontos, que a parlamentar, à época dos fatos, possuía autorização para o porte de arma de fogo, o que descaracterizaria o porte ilegal.

Mendes rebateu o argumento, afirmando que a “decisão de admissão da denúncia explicitou compreensão conforme a qual a existência do porte, nas circunstâncias fáticas narradas pela inicial, pode não afastar a existência do delito”. 

A defesa também voltou a alegar não ter havido o crime de constrangimento ilegal, uma vez que a deputada teria somente se defendido após ser ameaçada, segundo os advogados. Mendes também rejeitou esse ponto do recurso, frisando que os detalhes do caso serão melhor esclarecidos com a continuidade das investigações. 

O recurso de Zambelli é julgado pela Segunda Turma do Supremo no plenário virtual, em que os ministros têm um período para votar de forma remota. Até o momento, o relator, Gilmar Mendes, foi o único a votar. A sessão de julgamento dura até as 23h59 de 24 de novembro. 

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Ação na Justiça questiona parecer que autoriza venda da Sabesp


Brasil conhece adversários da Copa América 2024


No G20, Banco Central quer criar regras para pagamentos internacionais


Palmeiras conquista o Dode Campeonato Brasileiro de sua história


Assembleia Legislativa de São Paulo autoriza processo de desestatização da Sabesp


Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil