Fachin dá 48h para PF explicar inquérito contra CPI da Covid-19


 

Nacional - 13/08/2021 - 20:42:32

 

Fachin dá 48h para PF explicar inquérito contra CPI da Covid-19

Fachin dá 48h para PF explicar inquérito contra CPI da Covid-19

 

Da Redação com Metrópoles

Foto(s): Divulgação / STF

 

Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF)


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), estipulou, nesta sexta-feira (13/8), prazo de até 48 horas para que a Polícia Federal (PF) explique a abertura de investigação para apurar suposto vazamento de documentos sigilosos por integrantes da CPI da Covid-19.

A abertura do inquérito foi tida como provocação entre os comandantes do colegiado. Os senadores chegaram a cogitar um possível “uso político” da corporação para intimidar os trabalhos da comissão.

Na ocasião, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), destacou que é a comissão que determina o que é ou não sigiloso e que a medida tenta obstruir os trabalhos.

No último dia 4 de agosto, A Polícia Federal determinou a abertura de inquérito para apurar o vazamento de depoimentos sigilosos enviados pela PF à CPI da Covid-19. 

Os depoimentos em questão fazem parte de duas investigações em curso na Polícia Federal: uma sobre suspeita de prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outra sobre as supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin.

Em nota, a PF afirmou que enviou a íntegra dos dois inquéritos e os depoimentos de oito pessoas gravados em vídeo e sem qualquer edição. “Em obediência às disposições processuais penais e com o objetivo de resguardar o andamento das investigações, a Polícia Federal solicitou à comissão parlamentar o necessário sigilo das oitivas”, diz.

A troca do delegado Brugger por Hylton ocorreu no mesmo dia, que coincidentemente, ocorreu no dia em que o deputado Barros, lider do governo na Câmara Federal que, conforme depoimento anterior, estaria envolvido no caso da Covaxin.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Bolsonaro sequestra Dia da Independência para salvar sua pele


Em reação a Bolsonaro, Fux fala em crime de responsabilidade, mas Lira não cita impeachment


Ex-assessor de Trump compara PF aos nazistas após ser parado em aeroporto


As ameaças de Bolsonaro e a ruptura institucional dos Poderes


Aras vê censura em prisão de Jefferson, mas processa professor Corado, da USP, que o criticou


Como obras de arte ajudam a denunciar atrocidades históricas