Via Cultural promove semana de exibição gratuita e online dos filmes do cineasta Elyseu Cavalleiro


 

Cultura - 16/04/2021 - 14:41:42

 

Via Cultural promove semana de exibição gratuita e online dos filmes do cineasta Elyseu Cavalleiro

Via Cultural promove semana de exibição gratuita e online dos filmes do cineasta Elyseu Cavalleiro

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução

 

Via Cultural SP

Via Cultural SP


Na próxima segunda-feira, 19 de abril, o Instituto Via Cultural, por meio do ProAC LAB (Programa de Ação Cultural - Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, promove a exibição gratuita e online dos filmes de Elyseu Visconti Cavalleiro, cineasta com mais de 50 anos de carreira, que faleceu em 2014.

As exibições dos filmes acontecerão de 19 a 24 de abril, sempre às 21h, no canal da Via no Youtube.

Os dois longas-metragens de ficção de Elyseu, Os Monstros de Babaloo (1970) e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite (1972), que têm Betty Faria, Helena Ignez, Zezé Gonzaga e Wilza Carla no elenco, serão exibidos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente.

Os documentários do diretor serão exibidos nos dias que seguem. Na quarta-feira, 21 de abril, serão exibidos os curtas Ticumbi (1975), Chico Tabibuia – Alma Dourada (1998) e o longa Elyseu Visconti – Em busca de uma atmosfera (2004).

Na quinta-feira, 22 de abril, serão exibidos os curtas Folia do Divino (1968), Maracatu: Estrela da Tarde (1978), Feira de Campina Grande (1979) e Cavalo-marinho da Paraíba (1979).

Na sexta-feira, 23 de abril, serão exibidos os curtas Marra-paiá (1989), Paraty – Arquitetura ColonialParaty NoturnoSão Benedito – O santo preto de Paraty (2003) e Festa do Divinno – Paraty.

No sábado, 24, serão exibidos os curtas Bom Jesus da Lapa, Salvador dos Humildes (1969), Boi Calemba (1979), Guerreiro (1981), Pastoril (1982), O Palhaço na Folia de Reis (1998) e Coroação do Rei Congo (2002).

No domingo, 25, serão reprisados os filmes Elyseu Visconti – Em busca de uma atmosfera, às 15h, Os Monstros de Babaloo, às 18h, e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite, às 21h.

A ação é parte do projeto “Cinema de Invenção – Entre os Ditos e a Ditadura”, evento em homenagem ao cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro, totalmente online e gratuito, que está acontecendo desde o dia 1 de março, com uma programação recheada de cursos, webinares e debates, com a participação de grandes nomes do cinema nacional.

Todas as informações sobre o projeto e a programação completa estão disponíveis em: https://www.viaculturalblog.org.br/cinema-de-invenção

Sobre Elyseu Visconti Cavalleiro

O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro foi diretor, produtos e um artista experimentalista. Herdeiro de plasticidade ímpar, expressada no desenho e nas artes gráficas, produziu nos anos da ditadura no Brasil, uma cinematografia autoral, antropológica e delirante, distribuída entre dois longas-metragens (Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia Noite) e, dezenas de documentários sobre cultura popular, arquitetura colonial e outros temas.

;

Links
http://www.viacultural.org.br/
Vídeo


Últimas Notícias




Mais de 2,1 mi de doses de hidroxicloroquina doadas pelos EUA encalham, e Saúde avalia seguir a bula


14 testemunhas que se tornaram investigadas na CPI


Câmara aprova proposta que revisa a Lei de Improbidade Administrativa


Em audiência com João Doria, prefeito Orlando Morando pede celeridade no piscinão Jaboticabal e BRT ABC


Veja o relatório falso do TCU que provocou convocação de auditor pela CPI da Covid


Witzel acusa Bolsonaro de omissão e pede para ser ouvido em sessão reservada