Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão


 

ABCD - 31/07/2018 - 18:00:18

 

Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão

Professora da rede de São Bernardo apresenta projeto no Japão

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto

 

Troca de experiências de ensino para crianças cegas e de baixa visão, por meio de conceitos de robótica e aprendizagem, será feita no país asiático

Troca de experiências de ensino para crianças cegas e de baixa visão, por meio de conceitos de robótica e aprendizagem, será feita no país asiático


A professora Olga Kikue Takinami, profissional da rede municipal de São Bernardo, estará no Japão, no começo de agosto, quando fará visita técnica a uma escola de educação especial da cidade de Fukui.

Atualmente, Olga conduz trabalho de aprendizagem para crianças cegas e alunos de baixa visão, baseado nos conceitos de Aprendizagem Criativa e de Robótica/Educação Tecnológica. A profissional desenvolve as atividades desde o ano de 2002 no município.

Durante a viagem, ela apresentará material aplicado na EMEBE Rolando Ramacciotti aos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual (SAPDV).

Na opinião do prefeito Orlando Morando, a missão ao exterior ressalta a qualidade dos profissionais da educação do município. “A Administração tem sempre o compromisso de oferecer um serviço acessível e preocupado com o bom atendimento da população. A troca de experiências está dentro do conceito moderno da gestão pública”, comentou o chefe do Executivo.

A secretária de Educação, Silvia Donnini, celebrou as atividades desenvolvidas pela profissional. “O trabalho desenvolvido pela professora Olga e pelo setor de suporte ao ensino é fundamental para a garantia do bom ambiente de aprendizagem das nossas crianças. São Bernardo é pioneira mais uma vez”, destacou.

TRABALHO - A visita da professora a Fukui Prefectural School for the Visually Impaired está ligada aos estudos que a profissional realiza no curso de Ciência e Tecnologia da UFABC.

A profissional realiza pesquisa para monografia sobre o ensino de conceitos de máquinas simples para crianças cegas utilizando o material estruturado do Lego.

Para a professora Olga, o encontro com os japoneses será uma oportunidade de trocar conceitos na área do ensino de portadores de necessidades especiais. “O trabalho que desenvolvo tem a ver com deficiência visual e um dos focos é como ensinar conceitos de máquinas simples e Física para cegos. Quero conhecer como os japoneses fazem o trabalho com os alunos”, explicou.

Entre as habilidades desenvolvidas estão a resolução de problemas e ampliação de recursos das crianças. “Os alunos trabalham com máquinas simples, como alavancas e engrenagens simples”, prosseguiu a profissional.

Alguns dos projetos que serão levados ao país asiático também foram apresentados, em 2017, para Leo Burd, especialista em Aprendizagem Criativa, e Andrew Sliwinski, diretor de Design e Engenharia do Scratch, durante visita ao município.

ONDE - A cidade de Fukui está localizada na porção central do Japão, na província de mesmo nome, e possui 264,2 mil habitantes. A economia do município é movimentada pelos setores de fibras têxteis e pela fabricação de óculos.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Código-fonte de verificador de assinaturas digitais está disponível para download diretamente no site do ITI


Especialista do mercado financeiro explica porque o coronavírus derrubou as bolsas de valores no Brasil


STJ admite flexibilizar súmula sobre dano por inscrição em cadastro restritivo


Com bens bloqueados, Lula receberá salário do PT


Lula pede autorização para visitar o papa Francisco no próximo dia 13


Caixa paga hoje valor complementar do saque imediato do FGTS