Jornal AHORA


Terça 08/07/2025 12:46:08

 

Audiência pública no STF debate criação de cursos de medicina

Debate está sendo conduzido pelo ministro Gilmar Mendes

Da Redação / com Abr - Divulgação / Marcelo Camargo / Abr

17/10/2022 00:00


Debate está sendo conduzido pelo ministro Gilmar Mendes

<audio controls tabindex="0" src="https://tts-app.ebc.com.br/media/tts/190781.mp3" width="100%" height="auto"></audio>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu hoje (17) a audi&ecirc;ncia p&uacute;blica para debater a exig&ecirc;ncia de chamamento p&uacute;blico para a autoriza&ccedil;&atilde;o do funcionamento de novos cursos de medicina.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O ministro &eacute; relator de uma a&ccedil;&atilde;o declarat&oacute;ria de constitucionalidade (ADO) e de uma a&ccedil;&atilde;o direta de inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema, abertas pela Associa&ccedil;&atilde;o Nacional das Universidades Particulares (Anup), que defende a exig&ecirc;ncia do chamamento p&uacute;blico, e pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), para quem a medida favorece grandes grupos e fere a autonomia universit&aacute;ria.</span></span></span></span></p>

<p><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="color:#666666">O chamamento p&uacute;blico &eacute; feito pela administra&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica para executar atividades ou projetos que tenham interesse p&uacute;blico. No caso dos cursos de medicina, a imposi&ccedil;&atilde;o do procedimento para autorizar a abertura est&aacute; previsto na&nbsp;</span><strong><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12871.htm" target="_blank"><span style="color:#ff0000">Lei do Mais M&eacute;dicos (Lei 12.871/2013)</span></a></strong><span style="color:#666666">.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Conforme a lei, a exig&ecirc;ncia do chamamento permite que o Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o, por exemplo, pr&eacute;-selecione os munic&iacute;pios onde autorizar&aacute; novos cursos de medicina, bem como que imponha crit&eacute;rios para seu funcionamento.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Gilmar Mendes disse que a audi&ecirc;ncia dever&aacute; fornecer &ldquo;subs&iacute;dios t&eacute;cnicos e f&aacute;ticos&rdquo; que ajudar&atilde;o o Supremo a decidir sobre a controv&eacute;rsia. Ele enumerou os quatro pontos principais que espera serem abordados no evento: como &eacute; a oferta de m&eacute;dicos no Brasil, sua evolu&ccedil;&atilde;o e distribui&ccedil;&atilde;o no territ&oacute;rio nacional; quais s&atilde;o os recursos essenciais para o funcionamento de cursos de gradua&ccedil;&atilde;o em medicina; qual o impacto das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, especialmente do requisito pr&eacute;vio de chamamento publica; qual a din&acirc;mica de mercado de cursos de medicina e barreiras &agrave; entrada; e a atua&ccedil;&atilde;o da AGU no barramento de liminares.</span></span></span></span></p>

<h2><span style="font-size:18px"><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Novos cursos</strong></span></span></span></span></h2>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">De acordo com dados oficiais, desde que a exig&ecirc;ncia do chamamento p&uacute;blico foi sancionada, em 2013, foram autorizados a funcionar 160 novos cursos de gradua&ccedil;&atilde;o em medicina, com a cria&ccedil;&atilde;o de 16.500 novas vagas.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Em 2018, o MEC decidiu suspender por 5 anos os chamamentos. De acordo com o ministro da Educa&ccedil;&atilde;o, Victor Godoy, a medida foi tomada para que se pudesse avaliar o sucesso da nova pol&iacute;tica p&uacute;blica.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A suspens&atilde;o se encerra em abril de 2023 e Godoy disse que o MEC criou, em abril, um grupo de trabalho para elaborar os regulamentos de novos chamamentos p&uacute;blicos para os cursos de medicina. Ele disse ver os chamamentos como essenciais para que o governo possa &ldquo;direcionar os esfor&ccedil;os, de maneira mais equ&acirc;nime, n&atilde;o s&oacute; nas capitais do pa&iacute;s, mas no seu interior&rdquo;.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O ministro da Sa&uacute;de, Marcelo Queiroga, tamb&eacute;m defendeu a exig&ecirc;ncia dos chamamentos p&uacute;blicos para que se possa autorizar a cria&ccedil;&atilde;o de novos cursos de medicina no pa&iacute;s. Ele criticou a abertura de gradua&ccedil;&otilde;es na &aacute;rea de forma indiscriminada, e disse que a exig&ecirc;ncia do procedimento permite tamb&eacute;m &ldquo;fechar as escolas que n&atilde;o formam adequadamente os m&eacute;dicos que a sociedade brasileira precisa&rdquo;.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Ambos os ministros se disseram preocupados com as crescentes ondas de liminares (decis&otilde;es provis&oacute;rias) autorizando a cria&ccedil;&atilde;o de novos cursos de medicina, afastando a exig&ecirc;ncia legal do chamamento p&uacute;blico.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">&ldquo;S&oacute; nos &uacute;ltimos 6 meses, o MEC respondeu a 145 a&ccedil;&otilde;es judiciais, com 65 decis&otilde;es para cumprimento&rdquo;, disse Godoy, acrescentando que &ldquo;de modo geral, os cursos novos autorizados unicamente por decis&atilde;o judicial possuem qualidade inferior&rdquo;.</span></span></span></span></p>

<h2><span style="font-size:18px"><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Falta de estrutura</strong></span></span></span></span></h2>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Uma das principais preocupa&ccedil;&otilde;es de quem &eacute; a favor do chamamento p&uacute;blico para que se possam criar cursos de medicina &eacute; que haja uma estrutura hospitalar que permita a pr&aacute;tica m&eacute;dica dos estudantes antes que se formem.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">&ldquo;Se n&atilde;o h&aacute; campo de pr&aacute;tica, se n&atilde;o h&aacute; estrutura p&uacute;blica, n&oacute;s n&atilde;o podemos ter entrada de novos cursos. Isso &eacute; requisito de qualidade, e qualidade &eacute; a &uacute;nica coisa que pretendemos obter aqui quando pedimos uma liminar&rdquo;, disse Elizabeth Guedes, presidente da Anup.</span></span></span></span></p>

<h2><span style="font-size:18px"><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Liminares</strong></span></span></span></span></h2>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Durante a audi&ecirc;ncia, a presidente da Anup, Elizabeth Guedes, criticou a abertura de novos cursos de medicina por meio de liminares. Segundo a presidente, a medida trouxe inseguran&ccedil;a jur&iacute;dica para o setor.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A presidente tamb&eacute;m afirmou que 54% das 5,8 mil institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior tem at&eacute; 500 alunos e s&atilde;o consideradas faculdades de pequeno porte.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">&quot;A concentra&ccedil;&atilde;o [de mercado] n&atilde;o ocorre nos cursos de medicina. Os grandes s&atilde;o grandes porque lograram planos de trabalho, planejamento estrat&eacute;gico e compet&ecirc;ncia para sobreviver num mercado concorrencial crescendo, e n&atilde;o decrescendo&quot;, afirmou.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<h2><span style="font-size:18px"><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Forma&ccedil;&atilde;o</strong></span></span></span></span></h2>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">O m&eacute;dico Raul Cutait disse que a autoriza&ccedil;&atilde;o de novos cursos de medicina deve estar acompanhada da forma&ccedil;&atilde;o dos m&eacute;dicos e dos professores.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">&quot;O m&eacute;dico deve estar preparado para cumprir o juramento, que &eacute; fazer bem ao seu paciente. Para isso, ele precisa ser preparado. Ser m&eacute;dico &eacute; complexo, porque ao longo de sua vida ele precisa desenvolver uma s&eacute;rie de compet&ecirc;ncias&quot;, disse.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A m&eacute;dica e professora da Universidade de S&atilde;o Paulo (USP) Ludmilla Hajjar afirmou que o funcionamento das faculdades de medicina deve ser avaliada em v&aacute;rios aspectos, como estrutura, qualifica&ccedil;&atilde;o da equipe m&eacute;dica, exist&ecirc;ncia de hospital pr&oacute;prio e programa de resid&ecirc;ncia m&eacute;dica.</span></span></span></span></p>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">&quot;N&oacute;s precisamos priorizar a abertura de escolas que tenham hospitais, programa de resid&ecirc;ncia e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o. O mais importante &eacute; que a gente consiga avaliar a escola e o aluno&quot;, explicou.&nbsp;</span></span></span></span></p>

<h2><span style="font-size:18px"><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Audi&ecirc;ncia</strong></span></span></span></span></h2>

<p><span style="color:#666666"><span style="line-height:30px"><span style="font-size:15px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A audi&ecirc;ncia p&uacute;blica pode ser acompanha ao vivo pela&nbsp;<em>TV Justi&ccedil;a</em>&nbsp;e&nbsp;<em>R&aacute;dio Justi&ccedil;a</em>, bem como pelo canal do STF no YouTube.</span></span></span></span></p>

<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script><!-- responsivo01 --><ins class="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-3782872251243700" data-ad-slot="6864039601" data-full-width-responsive="false" data-ad-format="auto"></ins><script>(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});</script>

Vídeo