ABCD - 12/06/2018 - 19:56:34

 

Alunos da rede municipal de Santo André aprendem tênis em aulas gratuitas

Alunos da rede municipal de Santo André aprendem tênis em aulas gratuitas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Inscrições estão abertas; ensino é baseado em método que usa bolas com velocidades diferentes para quem está começando a aprender o esporte

Inscrições estão abertas; ensino é baseado em método que usa bolas com velocidades diferentes para quem está começando a aprender o esporte


Santo André, 12 de junho  de 2018 – Estudantes da rede municipal de ensino de Santo André estão aprendendo a jogar tênis por meio de aulas gratuitas. Ainda há vagas e as inscrições estão abertas. Podem se inscrever alunos do ensino fundamental, com idade entre 6 e 11 anos. Para participar é só procurar o CESA (Centro Educacional de Santo André) mais próximo.

O tênis é uma das novas modalidades que neste ano passaram a integrar o leque de atividades oferecidas pelas Ações Complementares da Secretaria de Educação, juntamente com tênis de mesa, le parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais). O programa oferece aulas de esporte e artes no contraturno escolar nos CESAS.

“O incentivo ao esporte segue como uma das prioridades da nossa gestão. Sabemos da importância da prática esportiva como ferramenta de inclusão social, com impacto imediato no desenvolvimento do aluno. Por isso, ampliar as possibilidades no contraturno escolar representa mais um avanço na educação oferecida às nossas crianças”, destacou o prefeito Paulo Serra. 

As aulas de tênis acontecem em 11 dos 12 CESAS da cidade, mas no segundo semestre a modalidade deverá ser oferecida em todos os Centros Educacionais, com a inclusão do novo CESA Jardim Irene. “A iniciativa está proporcionando a oportunidade de aprender a jogar tênis para os alunos das regiões mais afastadas  e com população mais carente, como o bairro da Cata Preta, o Parque Andreense e o Jardim Santo André”, destacou o gerente dos CESAS, Márcio “Tubarão” Ribeiro.

Cerca de 120 crianças já estão inscritas nas aulas de tênis dos CESAS. “Temos capacidade para formar turmas com até 20 crianças cada, o que significa uma capacidade de atendimento de  220 crianças, sem contar o CESA Jardim Irene”, destacou o gerente dos CESAS, Márcio “Tubarão” Ribeiro.

De acordo com Ribeiro, ainda há vagas disponíveis, porque é um esporte novo na rede de ensino. “Muitas pessoas consideram o tênis como um esporte elitista. Nosso objetivo é mudar esse conceito, popularizando o esporte e oferecendo ao aluno a possibilidade de vivenciar essa atividade. Essa vivência traz benefícios também no aspecto motor, social e cognitivo, contribuindo para o desenvolvimento global da criança”, acrescentou.

Método Play and Stay – Para manter as crianças estimuladas a continuar a praticar o esporte que requer muito treino, coordenação e concentração, as aulas de tênis de Santo André seguem o Método Play and Stay, que transforma o aprendizado do esporte em um processo fácil e divertido. Criado em 2007 pela Federação Internacional do Tênis, com o objetivo de atrair pessoas para o esporte, o sistema se baseia no uso de bolas mais lentas em espaços reduzidos, aumentando a chance das pessoas sem experiência aprenderem a jogar. Há quatro velocidades de bolas e três tamanhos de quadras. À medida que a criança vai evoluindo, ela passa para o próximo estágio com uma bola de maior velocidade e outro tamanho de quadra. 

Eliana Aparecida Banhara, mãe dos irmãos Bryan, de 10 anos e Rian, de 8 anos, que aprendem tênis juntos no CESA Vila Linda, acredita que o esporte tem contribuído para o desenvolvimento dos filhos. “A prática de um esporte é muito benéfica para a saúde da criança e para o crescimento, e, além disso, contribui para o desenvolvimento no aspecto social, já que eles passam a interagir com outras crianças. Além disso, o aprendizado acaba sendo mais completo”, afirmou.

Por isso, encontrar talentos não é o foco principal do programa, mas se acontecer, o estudante será direcionado para continuar se aperfeiçoando. “Vamos realizar partidas entre as unidades e inscrever nosso alunos em festivais da região”, afirmou o gerente dos CESAS, Márcio “Tubarão” Ribeiro.

Ações Complementares – Além do tênis, neste ano o programa de Ações Complementares passou a oferecer tênis de mesa, le parkour, grafite, caratê, boxe recreativo, cinema e manbol (um esporte que surgiu no Pará e é praticado com duas bolas ovais), além das já tradicionais capoeira, taekwondo, dança, balé, circo, xadrez, natação, teatro, ginástica artística e atletismo e da ampliação da quantidade de turmas de basquete e de futsal.

Endereços dos CESAS

CESA Parque Novo Oratório

Rua Tanganica, 385

Telefone: 3356-7922

CESA Vila Humaitá

Rua Guerra Junqueira, 366

Telefone: 3356-7782

CESA Jardim Santo Alberto

Rua Petrogrado, s/nº

Telefone: 3356-8078

CESA Parque Erasmo Assunção

Rua Ipanema, 253

Telefone: 3356-7958

CESA Vila Linda

Rua Rolândia, 115

CESA Vila Floresta

Rua Parintins, 344

Telefone: 3356-7778

CESA Cata Preta

Estrada da Cata Preta, 810

Telefone: 3356-7730

CESA Parque Andreense

Rua Astorga, s/nº

Km 37,5 da Rodovia Índio Tibiriçá

CESA Vila Palmares

Rua Armando Rocha, 220

Telefone: 3356-7790

CESA Vila Sá

Av. Nova Iorque, s/nº

CESA Jardim Santo André

Rua dos Dominicanos, 1250

CESA Jardim Irene

Rua Caminho dos Vianas, 649

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Em São Bernardo, Guarda Civil Municipal é contemplada com nova sede de almoxarifado


Seminário reforça ações de combate ao trabalho infantil em São Bernardo


Prefeitura de São Bernardo oferece orientação sobre crédito a pequenos empresários


Em São Bernardo, Guarda Ambiental acaba com extração de palmito


MPE quebra sigilo bancário do prefeito de São Caetano, Auricchio Jr, e de seu vice, Beto Vidoski


Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate