Cultura - 13/06/2017 - 06:21:43

 

São Paulo recebe exposição sobre poeta E.M. de Melo e Castro a partir de 13 de junho

São Paulo recebe exposição sobre poeta E.M. de Melo e Castro a partir de 13 de junho

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

E.M. de Melo e Castro

E.M. de Melo e Castro


A obra do artista português Ernesto de Melo e Castro – conhecido pelo nome artístico E.M. de Melo e Castro – é tema de uma exposição gratuita no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. A mostra será aberta ao público a partir da terça-feira (13). A exposição destaca a produção de poesia experimental do poeta no contexto do pós-guerra, nas décadas de 1960 e 1970. Castro é considerado por muitos o pioneiro da vídeo-poesia e tem sua produção artística marcada pelo experimentalismo e o uso das tecnologias de comunicação.

“Em um contexto de censura e repressão, marcado pela ditadura do Estado Novo de Salazar, o movimento da poesia experimental portuguesa significou um regresso dos artistas do país a uma cena artística internacional, e Melo e Castro foi um dos pioneiros deste movimento, que se articulou com a poesia visual de países como Inglaterra e França e a poesia concreta brasileira”, disse Isabella Lenzi, curadora da exposição.

Conexão

Castro também atuou como professor, crítico e teórico da linguagem. Desde 1960, pratica a poesia concreta e visual e integra o Movimento da Poesia Experimental Portuguesa. Em 1962, publicou o primeiro livro de poesia concreta em Portugal. Desde 1996, reside em São Paulo, dedicando-se unicamente à literatura.

“Sua relevância ultrapassa os campos das artes visuais, da poesia e os limites do país. Além de uma radicalidade plástica e conceitual, com a rede internacional de contatos que construiu, Melo e Castro contribuiu para a conexão de Portugal com o mundo e teve um papel fundamental na divulgação dos poetas concretos brasileiros no contexto português e europeu, como Haroldo de Campos e Décio Pignatari”, completou a curadora.

A exposição ocorre até 5 de agosto, exceto aos domingos, das 10h às 18h, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, na Rua Canadá, 324.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Irmãos Batista, da JBS, viram réus por uso indevido de informação privilegiada


Juíza determina prisão de líderes independentistas catalães por insurreição


Redação do Enem que desrespeitar direitos humanos pode receber nota zero


Manual traz orientações para escrever a redação do Enem


MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies


Polícia Federal leva malotes do gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima